segunda-feira, fevereiro 26, 2007

24/02/07




Ah, comer! Uma das actividades que nos pode condenar ao inferno. E no Barroso é muito fácil cair no pecado da gula, um dos sete pecados mortais...
O Agro Velho (Confraria do Património Gastronómico do Barroso) pratica desde há 2 anos e meio o hábito de reuniões mensais nos vários restaurantes do concelho, e por sua vez, resolveu criar uma Avaliação da Satisfação de Clientes baseado em indicadores pré-estabelecidos, que não são mais do que parâmetros fiéis e necessários para mensurar a qualidade de um produto ou serviço prestado por um restaurante.
E isto tudo porque?
Porque cada vez mais a voz do cliente é cada vez mais ouvida pelas instituições, e usada como dados para análise e pontos de melhoria, com o intuito de se adaptar aos requisitos e desejos do cliente. De igual modo, a preocupação com o cliente por parte dos órgãos da restauração, promove conceitos de qualidade, como a melhoria contínua, reflectindo-se em vantagens e benefícios para os mesmos.
Formulou-se então um questionário que foca a avaliação de alguns pontos considerados interessantes pelos confrades. E esses pontos são: entrada; serviço; prato principal; vinho; sobremesa e relação qualidade/preço.
Estes pontos irão de futuro ser complementados com outros também notoriamente importantes, como : cozinha; instalações sanitárias para os clientes e a sala de refeições.

As opiniões sobre os restaurantes indicados nesta secção são pessoais e, provavelmente, discutíveis. Em relação às regras de avaliação convêm esclarecer que somos tecnicamente ignorantes sobre restaurantes. Sabemos do que gostamos e do que não gostamos. Talvez as nossas notas sejam tão exactas quanto inúteis, mas com um pouco de ironia iremos avaliar os locais por onde passamos e sugerir o que realmente interessa: os verdadeiros templos da culinária, ou seja, casas onde se come (e bebe) bem, muito bem, ou divinalmente bem.


Nota: A indicação de preço é fornecida com base numa refeição completa, ou seja, numa refeição composta por entrada, prato principal, sobremesa, café e vinho. O preço deverá ser entendido como preço por pessoa.
Nota 2: A avaliação para os diferentes pontos situa-se numa escala de 1 a 5, que significa respectivamente, mau a óptimo. Quando ausente esse ponto tem a pontuação de 0.


24/02/07 - 12 Confrades – Restaurante Albufeira - Lama da Missa

. Emanuel; Serafim; Victor; Celso; Zé; Zé Monteiro; Zé Fernando; Zé João; Américo; Teixeira; Zé Nuno.

. Mordomo – Carlos Barroso.


Entradas-0
Prato principal (cabrito assado)-3,91
Vinho-2,54
Serviço-2,43
Sobremesa-3,08
Relação Qualidade /Preço (15€)-3,58
Total-3,11


1 Comments:

At 27/2/07, Blogger Vitor Laiginhas said...

Não concordo contigo quando afirmas sermos "técnicamente ignorantes sobre restaurantes". Todos somos pessoas esclarecidas,sensatas e, independentemente dos hábitos, gostos e valores de cada um, sabemos quais os requisitos necessários a um restaurante para que cumpra com a sua função.

 

Enviar um comentário

<< Home